quinta-feira, 5 de maio de 2011

04/05/2011 - 13h31

Obama bate recorde de audiência na TV com anúncio da morte de Bin Laden



DA EFE
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Cerca de 57 milhões de espectadores assistiram pela televisão no domingo ao anúncio da morte de Osama bin Laden feito pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela instituto que realiza medição de audiência Nielsen.

Trata-se da maior audiência televisiva registrada por Obama desde sua posse, ao superar seu recorde anterior de 52 milhões de telespectadores atingido em seu primeiro discurso no Congresso, em fevereiro de 2009.

"Esta noite posso informar ao povo americano e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama bin Laden", foram as primeiras palavras de Obama na noite do domingo em seu discurso transmitido da Casa Branca.

No entanto, o número de espectadores continua abaixo dos 82 milhões que assistiram ao discurso do ex-presidente George W. Bush após os ataques de 11 de setembro de 2001.

Também está abaixo do registrado em outro momento de destaque dos discursos televisivos presidenciais dos EUA: o de Bill Clinton em 1998, quando reconhecia sua relação com a estagiária Monica Lewinksy, que foi visto por uma audiência estimada em 68 milhões de pessoas.

Em 1974, em uma época com menos espectadores e televisores, cerca de 60 milhões de americanos viram o presidente Richard M. Nixon apresentar seu discurso de renúncia após o caso Watergate.

No dia 28 de março, Obama obteve uma audiência de 25 milhões de espectadores ao anunciar a aprovação dos bombardeios aéreos na Líbia.

GOOGLE

O site de buscas Google anunciou em sua conta no microblog Twitter que, na noite de domingo, quando a imprensa divulgou a morte de Osama bin Laden, as buscas pelo nome do líder da rede terrorista Al Qaeda aumentaram impressionantes 1.000.000%.

Segundo a tabela divulgada pelo próprio Google, a busca pelo termo "Bin Laden" teve o pico histórico entre 19h e 21h de domingo (1º) na costa leste dos Estados Unidos (23h de domingo e 1h de segunda-feira em Brasília).

Neste horário, os canais de TV americanos começavam a anunciar a morte de Bin Laden em uma operação militar americana, no Paquistão.

Pouco depois, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um pronunciamento na Casa Branca sobre a morte do homem mais procurado do mundo.

O aumento no volume de buscas se estendeu, embora menor, por toda a segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário